sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alimentos contra a dor.


Não é exagero dizer que a dor é uma sensação incapacitante. O pior é que muita gente vive com esse incômodo. De acordo com a OMS, a chamada dor crônica - aquela que vai e volta, persistindo por mais de 6 meses - acomete 30% da população. No Brasil, estima-se que 60 milhões de pessoas sofram do mal, em sua maioria as mulheres.
Se por um lado os analgésicos trazem o alívio, por outro também oferecem complicações, como o uso contínuo torna o organismo tolerante à fórmula, o que acaba levando ao aumento da dose cada vez que o medicamento for necessário. E isso acaba gerando dependência. Lembrando que o analgésico não combate a dor, muitas vezes ele acaba mascarando o problema.
Uma boa alternativa é aliar o tratamento com alimentos que possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, com a vantagem de não oferecer efeitos colaterais nem sobrecarregar o aparelho digestivo e o fígado.
Por isso, separei 7 alimentos que tem ação comprovada contra a dor, veja abaixo:




Cereja: Combate as dores musculares e artrose.
A antocionina, substância responsável pela coloração vermelha da cereja, reduz os níveis de inflamação do organismo e inibe a ação das enzimas que levam à dor.
Um estudo mostrou que comer duas dezenas do alimento é mais eficaz do que tomar uma aspirina contra as dores causadas por processos inflamatórios.
A dose ideal seria 20 unidades da fruta ou 700ml do suco concentrado por dia.


Gengibre: Combate a enxaqueca, osteoartrite e dores musculares.
Essa raiz é calmante e excelente contra dores de estômago, náuseas e enjoos. Alivia crises de enxaqueca e de osteoartrite, ele é rico em zingiberina, eugenol, gingerol e shogaois, substâncias que bloqueiam a dor, como os medicamentos anti-inflamatórios convencionais.
A dose ideal seria 1 colher de sopa do gengibre ralado ou 1 pedaço pequeno por dia.

Pimenta: Combate artrite e dores em geral.
A sensação de ardência que sentimos ao ingerir pimenta age como um verdadeiro bálsamo no combate às dores de todos os tipos. O cérebro produz endorfinas - neurotransmissores que promovem bem estar. Estudos comprovam que a capsaicina, substância presente em todos os tipos de pimenta, tem ação analgésica e anti-inflamatória. Quanto mais forte for a pimenta, mais capsaicina ela contém.
A dose ideal seria 1/2 pimenta dedo-de-moça ou 1 colher de sobremesa de azeite de qualquer pimenta.


Iogurte: Combate infecções intestinais e artrite.
Uma única porção de iogurte com lactobacilos contém cerca de 6 milhões de bactérias probióticas. Esses microrganismos equilibra a flora intestinal e age contra fungos e bactérias, prevenindo inflamações. O iogurte ajuda também quando a dor já está instalada. A ingestão regular de iogurte reduz significativamente as dores causadas pela artrite. Lembrando que para isso, o iogurte tem que ter Lactobacilos na composição.
A dose ideal seria 1 a 2 potes por dia.

Salmão, arenque e sardinha: Combate dores nas costas e reumáticas e até cólicas.
Graças ao ômega 3, esses peixes desempenham ação analgésica. Estudos comprovam que as mulheres que incluíram na dieta sofriam menos com cólica menstrual. Durante a digestão, o ômega 3 se quebra em mínimas partículas que agem como anti-inflamatório. Ela também inibe a produção de prostaglandinas, componente que sinaliza o processo doloroso. Essa gordura boa ainda melhora o fluxo sanguíneo, inclusive para os vasos que circundam a coluna, o que diminui os riscos de degeneração e inflamações.
A dose ideal seria 1 posta 3x na semana.

Açafrão: Combate a tendinite e artrite.
O tempero melhora a digestão, mas também, reúne propriedades analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias combatendo as dores nas articulações. Estudos comprovam que a curcumina, responsável pela coloração amarela do açafrão, inibe os mecanismos que desencadeiam a dor da tendinite, que é uma inflamação nos tendões, comum nas pessoas que fazem movimentos repetitivos.
A dose ideal seria 1 colher de sopa por dia.

Hortelã: Combate dores de cabeça, estômago e cólicas.
O chazinho de hortelã, famoso no tratamento de dores de cabeça e estômago, alivia dores tanto quanto a droga sintética indometacina, que é um tipo de aspirina. Já é sabido também que os óleos essenciais ricos em mentol e mentona atuam como antiespasmódicos e amenizam cólicas estomacais e flatulência.
A dose ideal seria 1 xícara de chá por dia.


Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário