terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Artrite Reumatóide: como a alimentação pode ajudar na doença?


Oieee! Hoje o post da sessão Dietoterapia é sobre Artrite Reumatóide. Há uns meses atrás, eu estava desconfiada que estava com a doença, fiz todos os exames e graças à Deus, não deu nada. O médico especialista nesta área é o Reumatologista.
Bom, pra quem não sabe, a artrite é uma doença inflamatória crônica e autoimune. O que isso quer dizer? As nossas células de defesa (sistema imunológico) ataca os tecidos saudáveis "por engano" ao invés de atacar os patológicos. Esses tecidos são as articulações do corpo, como mãos, punhos, ombros, joelhos, cotovelos, tornozelos e até a coluna cervical. E em casos mais graves, atacam órgãos como os rins, pulmões e até o coração. Os sintomas geralmente são dores nas articulações, rigidez matinal, perda de peso, dificuldade de movimentos, entre outros.
Para saber mais sobre a doença, recomendo este site, para entrar, clique aqui.
E como a alimentação pode ajudar nessa doença?
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3 como salmão, sardinha, atum, óleo de fígado de bacalhau, espinafre, couve, semente de chia e alimentos enriquecidos com ômega-3; Porque o ômega-3 é um ácido graxo essencial, precursor de prostaglandinas, que é uma substância que tem efeito anti-inflamatório;
  • Aumentar o consumo de frutas, folhosos e legumes, especificamente, alimentos de origem vegetal que são alimentos ricos em micronutrientes, como a vitamina C (pimentão vermelho e amarelo, tomate, acerola, caju, laranja, limão) e vitamina E (gérmen de trigo, amêndoa, castanha-do-pará, abacate), que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • Evitar o consumo de carnes vermelhas;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como leite e iogurte.
  • Evitar açúcar, alimentos processados e incluir alimentos integrais que são ricos em cobre.
  • Evitar álcool, chá-preto, café, refrigerantes, enlatados, embutidos e alimentos ricos em gordura trans, o que só faz agravar mais a doença.
Essas foram algumas dicas, para que seja aliviada os sintomas da doença. Lembrando que a AR não tem cura e sim um alívio. Se houver mais dúvidas, converse com o seu médico e procure uma nutricionista.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário