sábado, 18 de janeiro de 2014

Doença Celíaca: Como a alimentação pode ajudar?


Olá gente! Mais um post da sessão Dietoterapia. Hoje vou falar sobre uma doença comum hoje em dia, que é a Doença Celíaca.
Pode ser chamada também enteropatia sensível ao glúten ou espru não tropical, estranho né? Pois então, a Doença Celíaca, assim mais conhecida, é causada por uma reação a gliadina, que é uma proteína, o componente do glúten que é solúvel em álcool, resumindo, intolerância ao glúten.
O que acontece? Acontece um dano consequente das vilosidades da mucosa do nosso intestino, daí resulta em má absorção.
Os principais sintomas são diarreia, vômito, perda de peso, anemia, alterações na pele, entre outro.
Os principais alimentos que contém glúten são Aveia, Cevada, Trigo e Centeio. A dieta deve ser totalmente isenta de glúten. É importante ressaltar, que as pessoas que possuem essa intolerância, devem ficar mais atentos as embalagens dos alimentos. É obrigado vim escrito na embalagem "Contém Glúten" ou "Não Contém Glúten". Atentar também as deficiências de alguns nutrientes como o ferro, folato, cálcio e vitamina D e também verificar, porque a maioria dos alimentos sem glúten é pobre em vitaminas do complexo B.
Preferir: biscoitos e bolos a base de tapioca, fécula de batata, polvilho doce e azedo, milho e maisena. Frutas e verduras à vontade; Arroz branco e integral, farinha de mandioca, leite fermentado, iogurtes, coalhadas, queijos, manteiga e creme de leite, ovos.
Peixes gordos como o salmão, atum, sardinha, cavala que são ricos em ômega-3 e tem poder anti-inflamatório.
Evitar: produtos que contenham em sua composição: aveia, centeio, cevada, trigo, pão francês e de forma, leite de vaca ou cabra, sacarose ou doces concentrados em excesso, cervejas, carnes enlatadas.
Lembrando, observem sempre as embalagens dos produtos.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário