quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Farinha de Banana Verde: conheça seus benefícios!


Oie galerinha! Nosso post de hoje vai ser sobre um alimento que ta dando o que falar pelos seus inúmeros benefícios. Parece estranho que a farinha da banana verde possa ser uma aliada à alimentação saudável. No entanto, ela é considerada um alimento funcional que pode ser uma alternativa para substituir a farinha de trigo no preparo de pães e massas ou ainda adicionada ao sucos.
A farinha de banana verde apresenta alto conteúdo de amido resistente, uma fibra alimentar que tem como função prébiotica, ou seja, é fermentada por bactérias benéficas da microbiota intestinal. Conheça alguns do seus benefícios:

Controle glicêmico: Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, libera glicose de forma lenta e gradual no sangue ao ser digerida, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados. Desta maneira, há menor quantidade de insulina liberada pelo pâncreas, fazendo com que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.
Melhora funcionamento intestinal: Ao ser fermentada pelas bactérias benéficas da microbiota intestinal, são formados ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que possuem um papel muito importante na nutrição das células intestinais. Dessa forma, a farinha de banana verde melhora o funcionamento intestinal.
Promove saciedade: Por atuar como uma fibra, o amido resistente atrasa o tempo de absorção dos nutrientes, promovendo uma maior sensação de saciedade. Para quem está em um processo de emagrecimento, esta farinha é uma aliada, pois evita que a fome apareça “antes da hora”.
Fortalece a imunidade: Apresenta uma papel muito importante na imunidade e na prevenção de doenças, pois ao melhorar colonização de bactérias, favorece a correção do pH intestinal, favorecendo a absorção intestinal das vitaminas e minerais consumidos via alimentos.
Ajuda na prevenção da Osteoporose: Como citei acima, o amido resistente da farinha diminui o pH intestinal, favorecendo a absorção de alguns nutrientes, entre eles o cálcio e o magnésio, contribuindo na prevenção da osteoporose. Além disso, a banana é rica em fósforo, um mineral importante para a formação da matriz óssea que, consequentemente, auxilia no fortalecimento dos ossos.

Vocês sabiam?

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário