quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cólica sob controle: saiba como a alimentação pode ajudar!


Ninguém merece ficar de cama porque a menstruação desceu. São poucas as sortudas que passam o mês sem desconfortos menstruais, grande parte das mulheres sentem certo incômodo, enquanto outras sofrem dores insuportáveis. Infelizmente, ainda hoje muitas mulheres sofrem com isso, chamado também de dismenorreia, a cólica menstrual começa com o final do ciclo. Quando o óvulo não é fecundado, os níveis hormonais, do estrógeno e da progesterona, caem e inicia-se a descamação natural do endométrio. Para que ele possa se descolar da parede do útero e ser expulso, o corpo se contrai. Quanto maior forem as contrações, maior será a dor. Um fato importante, mesmo que seja "normal" sentir cólica, ela não deve passar despercebida, algumas doenças como a endometriose e o mioma também podem ser responsáveis pela dor, fiquem atentas meninas!
E como a alimentação pode ajudar nessa situação?
Alguns alimentos tem funções importantes como anti-inflamatório, ajudam nos espamos musculares, ajudam na compressão do intestino..

+ Ômega 3: O ômega 3 é uma gordura, um ácido graxo poliinsaturado, que é essencial à saúde humana. Como não é produzida pelo organismo, precisa ser ingerida através da alimentação. É um potente antioxidante. Possui ação anti-inflamatória e anti-trombótica. Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes de águas profundas, como salmão, arenque, atum e sardinha. São também boas fontes: chia, linhaça (óleo, semente e farinha), vegetais verde escuros (couve, espinafre e rúcula), castanha do Brasil e nozes e, em menores quantidades, o óleo de soja e o de canola.
+ Óleo de prímula, alimentos ricos em fibras e muita água, ajudam o intestino funcionar direito e impedir a compressão do abdome.
+ Chá de camomila e de erva-doce reduzem os espamos musculares e possuem ação anti-inflamatória.
+ Evite chocolate se você costuma ter cólicas.
+ Nem pense em tomar café, se sentir que vai ficar irritada. Evite bebidas com cafeína, refrigerantes, porque podem agravar o quadro de inflamação.
Faça exercícios físicos para liberar serotonina (substância produzida pelo corpo que dá sensação de prazer). Exemplos de exercícios: alongamento, ioga, caminhada ou passeios de bicicleta.
+ Tanto o banho de chuveiro quanto a imersão em banheira e até mesmo a bolsa de água quente, podem estimular a vasodilatação das artérias que irrigam o endométrio, gerando assim a sensação de relaxamento e aliviando o desconforto.

Lembrete: os anticoncepcionais tendem a melhorar as cólicas, mas tenham cuidado, na endometriose, a doença pode ser mascarada, por isso, consultem o ginecologista.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário