segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vida longo por um bom tempo!


Olá nutripessoas! Como estão?
Como passou rápido, já estamos em Fevereiro! Parece que foi ontem o Natal, Reveillon.. E por isso, hoje, começo uma sessão aqui no HeyNutri! chamada Bem Estar. Onde eu irei postar várias dicas, não só sobre alimentação, mais tudo que ajude a melhorar a qualidade de vida.

"Os brasileiros estão vivendo mais. Segundo dados do IBGE, em 1980 o brasileiro vivia, em média 62 anos. Atualmente, as mulheres atingem os 77,7 e os homens 70,6. Em 2050, a projeção é de que chegaremos a 81 anos.Porque o país está envelhecendo? Estamos vivendo mais e tendo menos filhos (1,9 em média). Já contabilizamos 21 milhões de idosos no Brasil, o equivalente a 11,3% da população. Em 40 anos, chegaremos a 64 milhões de idosos, quase 30% dos habitantes."

Resumindo, os brasileiros estão vivendo mais. Porém, para não sentir o peso da idade, é preciso cuidar de corpo e mente ainda na juventude. A fórmula da longa vida saudável é velha conhecida: alimentação balanceada, exercícios regulares e cérebro ativo.

Como diz aquele velho ditado: "você é o que você come" e é exatamente isso. Por exemplo, se abastecer o seu carro com uma gasolina que seja da pior qualidade que existe no mercado, uma hora o carro vai pifar, vai ter algum defeito. E é isso que acontece no nosso corpo. Devemos ter moderação no dia a dia, banquetes só em ocasiões especiais, mais sem exagero. Ao ingerirmos poucas calorias, ficamos menos expostos aos nocivos radicais livres. Vale caprichar na ingestão de frutas e verduras, que são ricas em nutrientes com ação antioxidantes, vale investir também nas fibras que favorecem o trânsito intestinal e evita o câncer de cólon. Dê preferência aos carboidratos integrais, devido sua demorada absorção e evita os picos de glicose no sangue, combatendo o diabetes. Vale também consumir diariamente leite e derivados magros, além de vegetais folhosos verde escuros, garantem uma boa reserva de cálcio e combate a osteoporose, além também da vitamina D, super importante na absorção do cálcio, tomar sol no dia a dia favorece a produção desta vitamina. Além também dos peixes ricos em ômega 3, que reduz o mau colesterol, aumenta a imunidade e age contra doenças cardiovasculares. E o mais importante, evitar açúcar, sódio e gordura em excesso que levam as doenças do coração.

A prática da atividade física vai muito além da questão estética. Pesquisas já comprovaram que a ginástica regular retarda o processo de envelhecimento e ajuda as pessoas a continuar desfrutando de sua autonomia motora com a idade. Um exemplo disso é a perda da massa muscular. Após os 30 anos o corpo humano perde 30% da sua reserva a cada década. A musculação é indicada para reverter o envelhecimento. Quando o osso é submetido a cargas pesadas, ele se fortalece, prevenindo a temida osteoporose. Já os exercícios aeróbicos são excelentes porque melhoram a condição cardiovascular, combatem a hipertensão e ajudam a adequar a composição corporal, queimando as famosas gordurinhas. E o alongamento é importante para manter a postura alinhada e evitar a perda da capacidade de realizar tarefas simples.

Estima-se que o declínio das atividades cerebrais, como o raciocínio e a memória, começa por volta dos 27 anos! Mas você pode dar uma forcinha, além de alimentação saudável (combate a oxidação das células cerebrais), de atividade física (melhora a oxigenação da área) e de boas noites de sono, a melhor maneira é malhar a mente. Mas como? Como já falei em alguns posts e inclusive nesse, alguns nutrientes melhoram a memória e a função cognitiva. São eles: ômega 3 e vitamina B2, são encontrados em nozes, castanhas, soja, cereais integrais, no feijão e na lentilha, respectivamente. Outro fator importante também, são que as posturas e as respirações propostas em certas atividades, como ioga, pilates, são aliadas, são atividades relaxantes e previnem o estresse e a ansiedade. E por fim, o melhor exercício é a leitura. Através dela a mente faz inventários enormes de palavras e significados.

Espero que tenham gostado, nutribeijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário