segunda-feira, 17 de março de 2014

Carne de Frango... É saudável?



Olá gente, enfim, mais uma semana começando e eu na correria! O post de hoje é sobre a carne de Frango, que particularmente, sou apaixonada! Durante décadas a carne de frango é considerada quase um remédio, sabiam? Ela é rica em ácidos graxos,  que oferecem proteção contra doenças cardiovasculares, em especial,  a trombose. As carnes brancas, são digeridas mais facilmente que as vermelhas. Mas em termos de saúde e calorias, temos que escolher as partes certas, por exemplo, carne moída de frango pode ser menos calórica que uma coxa com pele.

+ Compare os cortes: (100g)

Coração: 200 kcal e 16g de gordura
Coxa com pele: 161 kcal e 9,8g de gordura
Coxa sem pele: 120 kcal e 4,9g de gordura
Peito com pele: 172 kcal  e 9,3g de gordura
Peito sem pele: 110 kcal e 1,3g de gordura
Sobrecoxa com pele: 225 kcal e 20,9g de gordura
Sobrecoxa sem pele: 161 kcal e 9,6g de gordura

+ É uma das melhores opções para quem quer perder peso, tem proteínas de alto valor biológico e prologam a saciedade. Prefiram as preparações grelhadas!

Vamos conhecer agora as principais características das partes do frango e que condimentos usar para aproveitar melhor a carne:

+ Coxa, sobrecoxa e asa

A carne é mais escura e com sabor acentuado. São ricos em magnésico, fósforo e zinco. O melhor é assar com a pele, para garantir a suculência e retirar na hora do consumo, com exceção da asa. Os melhores condimentos e que dão um sabor incrível é alecrim, ela ajuda a controlar a pressão e é diurética.

+ Peito

A carne é branca e possui um sabor mais suave e é rico em fósforo e magnésio também. A melhor preparação é grelhada. Como condimento, o manjericão dá um sabor maravilhoso, a erva tem poder antibacteriana e anti-inflamatória e além de tudo, reduz o índice glicêmico.

+ Miúdos (fígado, moela e coração)

De todos, o mais saudável é o fígado que é rico em vitamina B12, ferro e zinco e com menos gordura. O melhor jeito de consumir é assado, mas sem o uso de gordura, ou se preferir, opte o azeite extravirgem. Para dar um toque especial, a cebola e o alho que, além de harmonizarem com a carne, ajudam a proteger o coração, exatamente o mais afetado pelas gorduras.

Agora me digam, vocês consomem muito a carne de frango? Qual a parte que vocês mais gostam?
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário