sábado, 5 de abril de 2014

NutriSUS - Novo Programa do MS

Olá galerinha, tenho uma super novidade pra vocês! =)
O Ministério da Saúde acaba de lançar o programa NutriSUS - Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de micronutrientes nos pequenos. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que serão distribuídos, a partir de agosto, sachês com 15 micronutrientes na alimentação de crianças de 6 meses a 11 meses matriculadas em creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).
A estratégia será uma ação optativa dos municípios nas creches participantes do PSE e durante o processo de adesão ( de 27/03 a 25/04), os gestores de saúde e educação devem selecionar as creches que implantarão o NutriSUS no segundo semestre de 2014.
"O pó do sachês será colocado uma vez ao dia em uma pequena quantidade de comida, e lembrando de oferecer primeiro essa parte para a criança. Ele não altera o sabor da comida, fazendo com que as crianças não o rejeitem", ressalta a coordenadora Patrícia Jaime.
"Esse é o primeiro programa que oferta um sachê com vitaminas e minerais como medida de saúde pública. Essa estratégia faz parte de um conjunto de ações integradas, que envolvem também ações de educação alimentar e nutricional para promoção do aleitamento materno e alimentação saudável nos primeiros anos de vida", completa Patrícia.
Esse tipo de estratégia já foi amplamente estudada e é implementada com sucesso em diferentes continentes. Aproximadamente 50 países usam essa estratégia ou estão em fase de implementação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a fortificação através de poli vitamínicos para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças. A ação integra o Brasil Carinhoso, que compõe o plano Brasil sem Miséria do Governo Federal.

Todos nós sabemos o quanto é importante os primeiros anos de vida de uma pessoa e o intenso desenvolvimento do corpo. Por isso, que ressaltamos o quanto é importante os nutrientes na alimentação para os pequeninos. E a carência de nutrientes podem levar ao adoecimento das crianças, como anemia, desnutrição, doenças infecciosas e respiratórias. Achei super bacana essa iniciativa do Ministério da Saúde, e o que vocês acharam?

Nutribeijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário