segunda-feira, 14 de abril de 2014

O que comer antes e depois do treino?


Oiii meus amores, tudo bem com vocês? Bem, hoje vou abordar um assunto muito importante e que muitas pessoas ainda tem dúvidas. Algumas pessoas me procuraram e pediram para escrever aqui algumas dicas de alimentos para comer no pré e pós treino.
Uma alimentação saudável inclui diversos tipos de nutrientes.. e quando praticamos exercícios físicos, alguns nutrientes são essenciais para potencializar ao máximos os resultados. E esses nutrientes, os que mais se destacam são os Carboidratos  e as Proteínas.
Esses dois nutrientes tem papel super importante e são responsáveis por nos dar energia e recompor as células dos músculos. Mas vamos entender como isso acontece.
Quando você realiza uma atividade física, nosso corpo vai "procurar" o combustível que estiver disponível para virar energia. E a forma mais rápida de captar energia é usando a glicose disponível no seu sangue, que vem dos alimentos fontes de carboidratos, que é a forma mais simples do açúcar que você ingere. Quando você se alimentou há mais de 2 horas não haverá mais glicose disponível no sangue, daí o organismo vai procurar uma segunda fonte de energia, que não é a gordura, infelizmente rsrs e sim, as reservas de glicose que se encontra nos nossos músculos, ou seja, será consumido a própria massa magra, conhecido mais como catabolismo.
Por isso que é muito importante que você faça uma refeição leve, com boas fontes de carboidratos, mais ou menos 1 hora antes de fazer exercícios, isso fará com que você tenha energia durante o treino.
Os melhores alimentos pré-treino são aqueles com baixo teor de fibras, gorduras e proteínas, isso porque esses 3 nutrientes diminuem a velocidade de digestão, mantendo você saciado por mais tempo.

+ Alimentos indicados para o Pré Treino:

- Batata Doce
- Banana da Terra
- Mandioca
- Tapioca
-  Cereais integrais com baixo índice de fibras, por exemplo, flocos de arroz, flocos de milho
- Frutas como a banana, abacaxi.. uma ótima opção é misturar junto com a chia, aveia.

Lembrando que nem todos os carboidratos são nossos aliados, fuja de pães brancos, açúcar e massas refinadas. Vale destacar também que se você quiser incluir uma porção de proteína já pensando na recuperação, vale incluir uma fatia de queijo, iogurte ou até mesmo um ovo cozido.

Depois de um treino pesado, é importante consumir uma refeição logo após o exercício, porque é importante para repor as células dos danos do exercício.
Ressaltando que os aminoácidos são essenciais para a recuperação e aumento da massa muscular e são alimentos fontes de proteínas que são repletos dos aminoácidos. E aqui que entra o Whey Protein (pra quem não leu clique aqui e saiba mais sobre os benefícios do Whey), que tem um papel excelente, porque é uma proteína de rápida absorção e ajuda seu corpo a recuperar as células.
Além de proteína, é importante ter um pouco de carboidrato leve, para repor o glicogênio, carboidrato que é armazenado nos músculos.

+ Alimentos indicados para o Pós Treino:

- Queijos
- Frango
- Ovo
- Carnes magras
- Atum
- Sardinha
- Vegetais
- Leguminosas
- Whey Protein ou outro suplemento recomendado pelo seu nutricionista.

Lembrando que durante o treino, é de extrema importância a ingestão de água para a hidratação, sempre!

Espero que tenha ajudado vocês!
Nutribeijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário