segunda-feira, 26 de maio de 2014

Arroz e Pressão Arterial = você sabia?


Olá nutripessoas! Tudo belê?
Babado: pesquisa revela que o arroz tipo integral pode ser um aliado dos hipertensos e isso é apenas um dos inúmeros benefícios que ele pode trazer. Além de reduzir os riscos de diabetes e ser muito mais nutritivo (é rico em oligossacarídeos e fibras, portanto, estão relacionados a saúde intestinal).
Uma recente pesquisa realizada na escola de medicina da Universidade de Temple, na Filadélfia (EUA), constatou que uma substância presente no grão integral é capaz de influenciar a pressão arterial, ajudando a baixá-la. Além disso, ela pode atuar na diminuição do enrijecimento dos vasos. Para entender porque isso acontece é preciso conhecer um pouco do nosso arroz integral. Ele é composto por várias camadas:


A parte interna esbranquiçada, o endosperma; a casca marrom; o farelo; e a camada abaixo do farelo chamada subaleurona. Com exceção do endosperma, as demais são retiradas quando o grão é totalmente polido, daí, o arroz branco. No caso do integral, pode-se ou não retirar a casca, mas sempre mantém-se as duas camadas inferiores intactas. No subaleurona exite uma substância chamada etil-acetato, que diminui a ação da angiotensina, e foi ela o alvo da pesquisa nos EUA. Pra quem não sabe, a angiotensina é uma substância natural do organismo relacionada com a constrição arterial renal. Esta constrição o relaxamento dessa artéria pode elevar ou reduzir a pressão arterial.
Mas há outros benefícios: um estudo publicado no jornal Archives of International Medicine confirmou que o arroz integral, além de ser mais nutritivo porque é rico em fibras, minerais e vitaminas e até fitoquímicos, não está relacionado ao aumento dos níveis de açúcar no sangue após suas refeições. Daí seu poder protetivo para os diabéticos, especialmente do tipo 2.
Algumas pessoas me questionam em relação ao sabor, a maioria não gosta. Gente, existem temperos simples, quem além de ajudar nos benefícios do arroz integral, deixa-o muito mais saboroso. Por exemplo, o alho, a cebola, cúrcuma ou açafrão e até a salsinha. Experimentem e me avisem! Fica uma delícia!

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário