segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mais humor na sua Vida!



Olá meus amores, como estão? Bem, vocês devem estar se perguntando, o que o post sobre humor tem a ver com o blog que fala de Nutrição? Sinceramente, tudo! Vou explicar! Aproveitei esse final de semana para me organizar (em TUDO!), e principalmente aqui no HeyNutri! Percebi que estava deixando meio de lado, devido a correria do meu dia-a-dia. Mas isso mudou. Sim, aqui é um blog que fala sobre o mundo da Nutrição e consequentemente, como profissional de saúde, obviamente temos que levar e transmitir saúde pra vocês. Por isso, sempre que possível irei fazer um post sobre Bem Estar, que está na tag aí do seu lado direito. E nada melhor que começar uma segunda-feira otimista. =)

+ Você conhece aquela do homem que trocava remédios por 10minutos de filmes de comédia a fim de curar a sua dor? Não, isso parece, mas não é uma piada. Esse cara foi o jornalista americano Norman Cousins (1915-1990), que chamou a atenção da classe médica por ter afirmado ficar até duas horas sem tomar um comprimido sequer ao fazer essa permuta. Ele tinha espondilite anquilosante severa, que é uma doença crônica que afeta os tecidos conjutivos das articulações.
Desde então, muitos profissionais de saúde passaram a desenvolver pesquisas sobre o tema e a se interessar mais pelo que se convencionou chamar "Terapia do Humor".

Seja Otimista;
Ria de si mesmo: rir faz bem, já ouviu aquela frase que rir é o melhor remédio? Pois bem, não leve a vida tão a sério, desfrute das rídiculas palavras recalcadas que nos atormentam desde o inconsciente.
SORRIA: em artigo publicado na revista científica American Journal of Nursing (2001), Charlene Pattillo e Joanne Itano, enfermeiras especialistas em oncologia, revisaram estudos que mostravam, entre outras coisas, que os níveis de imunoglobulina A salivar (um anticorpo que auxilia no combate a doenças respiratórias) foram elevados após os pacientes serem submetidos a filmes de humor. De acordo com o estudo, o riso aumentaria os níveis de interferon gama (uma proteína natural produzida pelas células), que inibe a replicação de vírus. Aos benefícios fisiológicos do riso inclui a formação espontânea de linfócitos denominados natural killers (exterminadores naturais) que se engajam contra células formadoras de tumores, assim estimulam respostas imunitárias mais eficientes.
Solte uma gargalhada HAHAHAHAHA: Os mentores da Universidade da Yoga do Riso (Índia) defendem que os exercícios dessa terapia podem ser bons para uma série de problemas do aparelho digestivo (olha a nutrição participando!). Um deles é a Síndrome do Instestino Irritável, que é um distúrbio funcional do órgão, sem causa anatômica ou lesões, provocando dor, incômodos, gases e diarreias. Quem apresenta a síndrome poderia se beneficiar: a técnica movimenta os órgãos internos, equilibrando as irregularidades advindas de uma alimentação descontrolada. Por sua ênfase ser na respiração diafragmática, ela oxigena completamente o corpo e o livra de toxinas e resíduos que têm impacto sobre a síndrome.
Relaxe o seu Sistema Digestório: O sobe e desce do diafragma durante a ioga do riso também poderia favorecer quem sofre com a doença diverticular, uma formação de bolsas semelhantes a ervilhas na parede do cólon, originadas, principalmente pela constipação. Ao remexer os órgãos internos a cada riso, faz que eles funcionem melhor, que se aprimore a circulação e as impurezas sejam eliminadas do corpo mais prontamente. Seus defensores trabalham com a hipótese de que a ioga do riso melhoraria a digestão como um todo por aumentar o fluxo da bile e beneficiar o funcionamento do fígado. Se você tem úlceras estomacais que causam dores nas horas da pressão emocional, investir na gargalhada pode ser útil: a produção de endorfinas ameniza os desconfortos e reduz os níveis de cortisol.
Se a tristeza chegar, sorria: uma coisa eu digo, quando ela resolve aparecer, eu corro pra assistir um filme de comédia, sério! Parece que acontece um tipo de "desligamento mental", onde deixo todos meus problemas de lado e ainda mais, relaxa todos os músculos. O estresse a tristeza causam aumento da produção do hormônio noradrenalina. Ele instabiliza o revestimento interno dos vasos sanguíneos, provoca inflamações, facilitando o déposito de gorduras e a obstrução dos mesmos, aumenta a frequência cardíaca e estimula a ocorrência de arritimias em indivíduos predispostos. Então quando a tristeza chegar, SORRIA =)

Bem gente, essas foram algumas dicas, entre muitas outras que existem, o que importa é que sorrir realmente é o melhor remédio. E aí, você já sorriu hoje?
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário