segunda-feira, 30 de junho de 2014

Gastrite


A gastrite consiste na inflamação da mucosa gástrica. Ela aparece de repente, tem curta duração e desaparece na maioria das vezes, sem deixar sequelas. Pode ser desencadeada por medicamentos (antiinflamatórios, aspirina e etc.), ingestão de bebidas alcoólicas, fumo, situações de estresse (queimaduras graves, politrauma, etc.), e, até emocional.
A gastrite crônica é definida histologicamento pela atrofia crônica progressiva da mucosa gástrica. Tanto na gastrite quando na úlcera, o ponto central é o desequilíbrio entre os fatores que agridem a mucosa (como o ác. Clorídrico, pepsina, bile, medicamentos ulcerogênicos) e os que protegem (como barreira mucosa, prostaglandinas, secreção mucosa). Um fator importante na etiopatogenia é a presença da H.pylori, uma bactéria que se adere ao epitélio da mucosa, onde altera o muco e propicia a retrodifusão de íons H+, resultando em mudança no equilíbrio entre os fatores protetores e agressores.
Pode ocorrer desnutrição, principalmente quando existe estenose, na qual impede a ingestão normal de alimentos. É super importante investigar a existência de deficiências nutricionais (energia, proteína e ferro e até vit. B12).

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário