terça-feira, 17 de junho de 2014

Açaí: mitos e verdades

Quero saber, quem aí gosta de açaí? Acho que a maioria dos leitores responderiam que sim,não é mesmo? Porém, há mitos e verdades sobre essa frutinha.

-> É a fruta mais colórica que existe.
MITO.
Só para comparar, 100g de açaí têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100g de manga ou de maçã, e bem menos que 100g de banana (105 calorias) ou de abacate (162 calorias). O que torna o açaí bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar, xarope de guaraná, banana e granola.


-> Posso comer todos os dias?
MITO.
Considerando que a fruta é rica em carboidrato, não deve ser, ingerida em excesso para não comprometer o peso corporal. Entretanto, consumir com moderação não oferece riscos. Pessoas sedentárias devem evitar o famoso açaí na tigela, pois os ingredientes adicionados à polpa o tornam muito calórico. Quem deseja perder peso deve esquecer a combinação açaí com banana e granola. Nesse caso, use apenas a polpa para fazer sucos.

-> Ajuda a dar mais energia para a atividade física.
VERDADE.
Como já foi dito, a fruta é rica em carboidrato, substância presente em alguns alimentos, que fornece a energia necessária para suportar o esforço durante e após o exercício físico. Este nutriente também tem um papel fundamental após a sua execução, para a formação da massa muscular. Assim, recomenda-se ingerir o suco de açaí antes da prática das atividades e a polpa com granola depois do exercício, pois repõe as vitaminas, minerais e glicogênio muscular. No entanto, as pessoas que fazem dieta de redução de peso devem consumir essa combinação de polpa e suco moderamente, pois ela é muito mais calórica.

-> Faz aumentar o colesterol.
MITO.
A gordura presente no açaí é saudável, semelhante à encontrada no azeite de oliva. Conhecida como monoinsaturada, ela faz bem a todo o sistema cardiovascular e previne o desenvolvimento de doenças do coração. Além disso, a fruta é repleta de fibras alimentares e fitoesteróis, que também contribuem para o bom funcionamento deste órgão vital.

-> Pode transmitir a doença de Chagas.
MITO.
O açaí que passar pela correta pasteurização - tratamento térmico que envolve o aquecimento e rápido resfriamento - consegue eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença. Apenas o açaí mal higienizado possui o risco o risco de transmitir a doença. Vale lembrar que o produto insdustrializado, consumido nas grandes cidades, passa pelos processos de higienização e pasteurização, logo, não oferece riscos.

-> É fonte de Ferro.
VERDADE.
O açaí é muito rico em ferro, porém esse mineral não é absorvido pelo organismo com facilidade. Para melhorar seu aprovietamento, o consumo de frutas cítricas (laranja e mexerica), ricas em vitamina C é recomendado. O açaí também é boa fonte de fibras, manganês, cobre, cálcio, magnésio, proteínas e potássio. Possui ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças e envelhecimento precoce.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário