quinta-feira, 26 de junho de 2014

Como sobreviver à menopausa?


A menopausa é o término do período fértil da mulher e vem marcada por sua última menstruação. Durante o processo, ocorrem mudanças hormonais importantes, como a queda do estrógeno e da progesterona. A progesterona é a primeira a diminuir e a sua consequência é a mudança na regularidade menstrual. Os ciclos podem se tornar mais espaçados até chegar a menopausa. Já a queda do estrogênio se acentua após a menopausa. As consequências são ondas de calor, suor, atrofia da pele e mucosas e perda de massa óssea. Além desses sintomas, insônia, fraqueza, melancolia, palpitação são outros que compõe a lista.
A terapia hormonal é uma abordagem para reequilibrar o organismo durante a menopausa, podendo ser indicada antes  sua chegada - quando o ciclo menstrual se torna irregular - e após. Para completar, a alimentação ajuda a driblar os incômodos sintomas do período. Uma pesquisa da Universidade de Delaware (EUA), por exemplo, mostrou que duas porções diárias de soja ajudam a diminuir as ondas de calor.
A soja possui em sua composição ISOFLAVONAS que agem de maneira similar ao estrogênio. Por esse motivo, é que a substância é chamada e mais comumente conhecida como fito hormônio. Outra substância que ajuda a modular o estrogênio é a lignana, encontrada na linhaça, semente de girassol e oleaginosas.
Como o estrógeno atua como protetor dos ossos, sua queda na menopausa deixa a mulher vulnerável à osteoporose. Assim, o consumo adequado de cálcio é importante. Leite e seus derivados, folhas verdes-escuras são as principais fontes do mineral. A alimentação saudável, claro, deve vir ainda complementada pela prática da atividade física. Isso favorece o aumento de endorfinas, que são hormônios que ajudam no controle do calor e no bem-estar.
Cuide-se! Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário