sexta-feira, 20 de junho de 2014

Niacina (Vit. B3)


Olá galerinha, hoje vou falar sobre a Niacina ou como mais conhecida, vit. B3. Ela faz parte das vitaminas do complexo B e também pode ser chamada de ácido nicotínico ou vitamina PP. Sua principal função é transformar alimentos que ingerimos em energia para nosso corpo. A niacina é necessária para  a saúde das células e é considerada como um equilíbrio orgânico. Sabe-se que a niacina auxilia na diminuição do colesterol. Além disso, tem como função a transformação de proteínas e gorduras em energia, além de ajudar a manter a pele, o cabelo e as unhas mais saudáveis.
O maior destaque para essa substância surgiu quando suas propriedades antidepressivas foram divulgadas em um documentário australiano, Food Matters (O alimento é importante - 2008) em que médicos, jornalistas etc discutem a possibilidade de indicação do nutriente como parte integrante do tratamento da depressão.
Apesar de dizer que mais estudos são necessários para validar as propriedades que influenciam os sintomas da depressão, o que sabe-se é que existe uma relação entre o nutriente e a doença. Sua deficiência no organismo provoca uma doença conhecida como pelagra, manchas na pele, fadiga, irritabilidade, insônia, depressão nervosa, diarréia, dermatite, etc.
Principais fontes:  Amendoim,  Castanha do Pará, Levedura, Fígado, Aves, Carnes magras, Leite, Ovos, Frutas secas, Cereais integrais, Brócolis, Tomate, Cenoura, Abacate, Batata doce e em grande parte dos legumes, verduras e frutas, etc.
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário