segunda-feira, 16 de junho de 2014

Nutrientes e Formação Óssea


Olá pessoal, tudo bem com vocês? O assunto de hoje é de extrema importância para todas as faixas etárias, que é sobre a formação óssea. Para manter os ossos saudáveis requer uma dieta rica em cálcio e vitamina D, isso todo mundo sabe, mas você sabia que o zinco, cobre, manganês e magnésio também ajudam na formação óssea?
Em 2004, o Ministério da Saúde dos EUA publicou os resultados de uma pesquisa sobre a saúde óssea da população americana. Segundos as estimativas, já em 2020, metade dos adultos acima de 50 anos teria ossos fracos. Entre as medidas preventivas surgeridas, mudanças na dieta tiveram destaque. Afinal, embora a saúde dos ossos tenha início na infância, é possível aprimorá-la a qualquer tempo e idade por meio do consumo equilibrado de vitaminas e minerais.
Os ossos são órgãos compostos por células e fluidos, e estão em constante renovação. Todo esse processo depende da perfeita atuação dos minerais. Como eles não são produzidos pelo organismo, a dieta pode influenciar os níveis de cálcio, zinco, cobre, magnésio e manganês, grupo considerado essencial para a construção e manutenção do tecido ósseo. O proveito para o organismo é a prevenção de fraturas e doenças como osteoporose. Mas nenhum desses minerais atua isoladamente. Para garantir ossos saudáveis ao longo da vida, é necessário o consumo diário de pequenas porções de cada elemento.
Lembrando que o cálcio é ainda o mineral mais comum e abundante no organismo, e é também o mais importantes para a formação do tecido ósseo. Para o osso, a combinação  de cálcio, fosfato e cristais de hidroxiapatita (a mesma base de giz) torna possíveis  a flexibilidade e o suporte à descarga de peso.
Como o organismo precisa manter-se equilibrado em seus níveis de cálcio, ele buscará outros nutrientes, como o magnésio. Considerado essencial para a produção de energia, formação de proteínas e replicação celular, esse mineral é tão importante quanto o cálcio. Os dois juntos permitem a contração e o relaxamento dos músculos. Zinco, manganês e magnésio são necessários ao funcionamento de enzimas que participam na formação do osso. Como esse processo depende do colágeno, que é proteína, o zinco aparece como necessário na recuperação óssea.

+ Cobre:
O cobre influencia na formação do osso e é essencial para as ligações do colágeno ósseo. O colágeno é parte fundamental da estrutura óssea, pois é nas suas fibras que o cálcio se depositará. Se o colágeno não tiver uma estrutura forte, o osso se quebrará com facilidade.
Fontes: fígado de boi, semente de girassol, frutos do mar, amendoim e castanha de caju.

+ Magnésio:
60% do magnésio em nosso organismo é resultado da combinação entre cálcio e fósforo. A função é aumentar a qualidade óssea. Sua deficiência pode interferir no processamento do cálcio.
Fontes: folhas e vegetais verdes-escuro, batata, sementes, grãos integrais e nozes. Pequenas quantidades são encontradas em bananas, uvas-passas e camarão.

+ Manganês:
É super importante para a formação da resistência óssea.
Fontes: nozes, arroz integral, chá-verde e aveia.

+ Cálcio:
Necessário para a saúde dos ossos, dentes e funções apropriadas do coração, músculos e nervos. O corpo não produz cálcio, por isso absorve o mineral dos alimentos.
Fontes: folhas e vegetais verdes-escuro, tofu (queijo feito de soja) e amêndoas.

+ Zinco:
Coopera na produção de enzimas que participam na formação do osso.
Fontes: ostras, caranguejo, frango, grãos integrais e nozes.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário