quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pele lisa e firme


A pele é um bom exemplo de que o organismo deve ser tratado como um conjunto. Sua beleza e sua saúde são o resultado de órgãos saudáveis que necessitam de um suprimento adequado de nutrientes. É o caso do intestino, órgão responsável pela digestão e absorção de nutrientes e pela eliminação de toxinas. Quando ele não funciona bem, o resultado é pele seca e menos elástica. Além disso, as toxinas se acumulam, favorecendo espinhas, furúnculos, alergias cutâneas e até rugas. Contra o problema, o consumo de fibras com a ingestão de água dá conta do recado.
Certas vitaminas não podem faltar no prato para uma pele saudável. A vitamina C por exemplo, é reconhecida por seu poder de neutralizar os efeitos dos radicais livres - que são moléculas instáveis que agridem o organismo e levam ao envelhecimento precoce. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas e vegetais frescos. A vit. C também está envolvida em reações químicas (hidroxilação do aminoácido prolina), necessárias para a síntese do colágeno. Para que você possa entender melhor, o colágeno é uma proteína que participa da formação de tecidos e garante maior sustentação à pele.
Já no caso da deficiência de vit. A produz alterações na textura da pele. Vale ainda citar a vit. E, presente nos óleos e frutas secas, que combate os radicais livres e melhora as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que ficam irrigados e oxigenados.
Muita gente não sabe, mas o consumo de chá verde protege contra radiação UV. Isso graças às catequinas, substâncias que atuam contra o fotoenvelhecimento. Mas a alimentação também tem lá seus vilões. Por exemplo, o açúcar em excesso causa o que chamamos de glicação, uma reação entre o colágeno e a glicose que gera os produtos AGE que dificultam a renovação dos tecidos. Isso faz com que a fibra de colágeno enrijeça, a pele perca sua elasticidade e as rugas se instalem. Por fim, alimentos calóricos e com alto teor de gordura favorecem as infecções de pele, como a acne, e aumentam a sua oleosidade.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário