terça-feira, 10 de junho de 2014

Peso Ideal na Gestação


Olá pessoal, esse post é super exclusivo para as futuras mamães e claro, pra quem tem a curiosidade de saber, qual é o peso ideal que devem ganhar até a hora do nascimento. Qual é mamãe que não gosta de exibir a barriguinha ao mundo quando está grávida? Uma gestante quando está com uns quilinhos a mais podem expor ao seu filho complicações que podem se estender até a vida adulta. Esse é o resultado de um recente estudo publicado no Journal of Endocrinological Investigations e que avaliou o impacto da obesidade e do aumento do peso na gravidez e para além dela. Concluiu-se que o problema afeta não só a mãe e o feto, mas o adulto que ele será. Isso porque ele carregaria uma herança metabólica tida como fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. A causa desse mal são os hábitos de vida da gestante, o estado inflamatório da obesidade e a disfunção metabólica (diabetes). Ainda no ventre, a lista de complicações inclui o aborto, a hipertensão, anomalias congênitas, o diabetes gestacional, morte fetal intrauterina, excesso de peso do recém-nascido, além de dificuldades no parto.
Apesar disso, não é que a mamãe deva fazer uma dieta de baixa calorias, esclarecendo que comer mal pode levar à carência nutricional do feto, determinando restrições ao seu crescimento. Assim, a gestante precisa se alimentar corretamente, e estima-se que ela poderá engordar até 12 kg, ressaltando que são 12 kg durante os 9 meses de gestação, ok gente? Porém, dependendo de seu IMC, esse limite irá variar.
O equilíbrio alimentar é a base do bom desenvolvimento gestacional e fetal, porque as necessidades de energia e de micronutrientes são elevadas nesse período, e devem apoiar as mudanças no tecido materno e o crescimento  do bebê.
A dieta deve ser variada e colorida, com bom consumo de água. E rica em proteínas (cereais, vegetais e carnes), lipídeos (coco, azeite, ovos), ômega 3 (peixes), ferro (carne), zinco (carne, semente de abóbora, feijão de soja), cálcio (leite e folhosos verdes escuros), iodo (sal, leite, ovos), vitaminas do complexo B (ácido fólico e B12), vitaminas A, C e D, além de fibras, cujo consumo deve ser aumentado. Todos esses nutrientes atuam na formação das membranas celulares, do sistema nervoso central, do cérebro e da retina, ou seja, garantem o bom crescimento intrauterino do feto.
Para melhores informações, aconselho que já durante o pré natal, é essencial a consulta com um nutricionista para as melhores orientações para o caso de cada mamãe.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário