segunda-feira, 7 de julho de 2014

O que é Hipoglicemia?


Hipoglicemia é um problema que ocorre quando o nível de açúcar no sangue (glicose) encontra-se muito baixo e que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que funciona como fonte de energia para a entrada da glicose nas células. Os quadros de hipoglicemia se instalam, quando aumenta a quantidade de insulina no sangue, ou diminui a quantidade dos hormônios de contrarregulação (glucagon, hormônio do crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormônios são produzidos quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue, e ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado. Quando o nível de açúcar no sangue é menor do que 70 mg/dL, ele é considerado baixo. Níveis de açúcar no sangue nesta condição ou abaixo disso podem causar danos.
A hipoglicemia ocorre quando:

- O açúcar do seu corpo (glicose) é usado muito rapidamente
- A glicose é liberada para a corrente sanguínea muito lentamente
- É liberada insulina em excesso na corrente sanguínea

As causas mais comuns de baixo nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes são:

+ Tomar a insulina ou remédio contra o diabetes no horário errado
+ Tomar insulina ou remédio para diabetes em excesso por engano.
+ Não comer o suficiente durante as refeições ou lanchar depois de tomar insulina ou medicamentos para diabetes
+ Pular refeições
+ Esperar para fazer as refeições
+ Exercitar-se demais ou em horário diferente do habitual
+ Beber álcool

O nível de açúcar no sangue de um recém-nascido pode baixar. Bebês de mães com diabetes podem sofrer graves quedas no nível de glicose no sangue.

A hipoglicemia em pessoas que não têm diabetes pode ser causada por:

* Ingestão de álcool
* Insulinoma - um tumor no pâncreas que produz muita insulina
* Doença hepática

Os sinais da hipoglicemia podem ser produzidos pelos hormônios de contrarregulação e pela redução da glicose no cérebro. No primeiro caso, os sintomas são: tremores, tonturas, palidez, suor frio, nervosismo, palpitações, taquicardia, náuseas, vômitos e fome. No segundo, confusão mental, alterações do nível de consciência, perturbações visuais e de comportamento que podem ser confundidas com embriaguez, cansaço, fraqueza, sensação de desmaio e convulsões.
O tratamento da hipoglicemia está diretamente associado à causa do distúrbio. A retirada cirúrgica de tumores, a abstinência de álcool em jejum, um novo esquema medicamentoso, por exemplo, são formas diferentes de solucionar o problema. Se o nível de consciência estiver comprometido, o paciente deve ser encaminhado para atendimento médico, a fim de receber a medicação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário