quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Síndrome de Cushing


É uma doença causada por uma produção excessiva ou uso prolongado de cortisol ou outro hormônio esteroide similar. Tem como manifestações obesidade, hiperglicemia, glicosúria, hipocalemia, hipertensão, face de lua, desequilíbrio emocional e osteoporose. A Nutrição tem como objetivos a redução ponderal quando necessária, mantendo a massa magra pela tendência às perdas proteicas; garantir consumo adequado de cálcio e potássio; controlar ingestão de sódio para evitar a elevação da pressão arterial e de carboidratos simples para atenuar a resistência periférica a insulina.
Devemos ficar atentos e as pessoas que possuem a doença, têm que ter uma dieta hiperproteica (para evitar o balanço nitrogenado negativo): feijão, lentilha, ervilha, peito de frango, peixe, músculo, alcatra, coxâo duro/mole, oleaginosas, ovos e leite desnatado. Hortaliças, arroz integral, biscoito integral, pão integral (para controlar a hiperglicemia). Sobre a margarina, tem que ser aquela com até 40% de lipídeos. Alimentos ricos em cálcio: leite de soja, tofu, couve-flor, brócolis, leite desnatado, ricota, cottage (para evitar a osteoporose). E alimentos ricos em potássio como o feijão, uva-passa, ameixa seca, batata baroa, melão, banana, melancia, maracujá (para repor a excreção feita por excesso de hormônio).
E o que devemos evitar?
Excesso de sal (cloreto de sódio) e alimentos ricos em sódio: caldos de carne em cubos, carne seca, azeitona, bacon, leite em pó, enlatados, embutidos (para controle da pressão arterial). Bolos, balas, doces, refrigerantes, tortas em geral. Frituras (SEMPRE!). Leite integral, queijos amarelos, manteiga, margarina com 80% de lipídeos.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário