segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Benefícios dos Micronutrientes para a Atividade Física


Nem sempre os alimentos e suplementos fontes de carboidratos e principalmente proteínas que são tão importantes quando se fala em alimentação e atividade física. Os micronutrientes (vitaminas e minerais) participam de processos celulares relacionados ao metabolismo energético, contração, reparação e crescimento muscular, defesa antioxidante, resposta imune, ritmo cardíaco, condução do impulso nervoso, transporte de oxigênio, produção de ATP e da saúde óssea. Participam também da metabolização dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). E as principais fontes sãoas frutas e vegetais -participam de processos celulares relacionados ao metabolismo energético; contração, reparação e crescimento tecidual e muscular; defesa antioxidante, resposta imune, ritmo cardíaco, condução do impulso nervoso, transporte de oxigênio, fosforilação oxidativa e saúde óssea, atuando, também, como cofatores na metabolização de macronutrientes para todos os processos fisiológicos.
Estudos recentes mostram que as substâncias antioxidantes e antiinflamatórias contidas nesse grupo, promovem benefícios ao atleta como prevenir ou reduzir os marcadores de lesão muscular e estresse oxidativo, aumento da oxidação e gorduras durante a prática física auxiliando no controle de peso e redução da fadiga.
A partir destes pressupostos, os minerais relacionados ao desempenho esportivo mais citados na literatura são ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e cromo. Assim, todos os benefícios são alcançados quando existe uma combinação de alimentação saudável, incluindo todos os grupos alimentares em quantidades adequadas e não apenas pensar em carboidratos e proteínas.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário