segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Glutamato Monossódico



Um silencioso e difundido assassino que é pior à sua saúde que álcool, nicotina e muitas outras drogas está provavelmente escondido em seu armário de cozinha neste exato moment. "Ele" é o glutamato monossódico ou GMS (MSG, Monossodium Glutamate do nome original em inglês), um realçador de sabor que é conhecido amplamente como um aditivo na comida chinesa, mas que na verdade é adicionado a milhares de alimentos que você e sua família regularmente comem, especialmente se você é como a maior parte dos alimentos processados ou em restaurantes.
Glutamato monossódico é um dos piores aditivos alimentares no mercado e é usado em sopas enlatadas, biscoitos, carnes, saladas, refeições congeladas e muito mais. É encontrado em restaurantes e supermercados locais, na lanchonete da escola das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis. O consumidor que não tem mais tempo para ler os ingredientes nas embalagens e que cultiva uma confiança irracional nas indústrias agroalimentares e nas mídias, não percebe mais o empobrecimento de sua alimentação e as doenças associadas à ela. Ele excita as papilas gustativas e estimula o consumo de mais produtos que o contém (resumo: ele engana o cérebro). Estudos tem mostrado que o corpo usa glutamato, um aminoácido, como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e que há também tecidos que respondem ao glutamato em outras partes do corpo. As anomalias no funcionamento dos receptores de glutamato tem sido conectadas com certas enfermidades neurológicas, como o Mal de Alzheimer e a doença de Huntington (distúrbio caracterizado por movimentos musculares anormais espontâneos e irregulares). Injeções de glutamato em animais de laboratório resultaram em danos às células nervais do cérebro. Além claro, de outros danos como hepatotóxico, causa danos ao fígado, ondas de calor e face vermelha, doença de Alzheimer, crises de enxaqueca, distúrbios gastrointestinais (mal estar gástrico, azia, gastrite, flatulência, paladar amargo, etc.), dano ocular, síndrome do restaurante chinês que surge com cefaléia, mal estar gástrico, palpitação e embotamento, sudorese, aperto no peito e palpitação, isso ocorre em 20 minutos após a sua ingestão em pessoas sensíveis a ele, fadiga e letargia, desorientação, depressão, vertigens, obesidade, transtorno de déficit de atenção, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento, confusão mental, esclerose múltipla, distúrbios Bipolar, perda de memória e cognição, distúrbios do sono, síndrome das pernas inquietas, doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica.
Escolhar viver saudável, nutribeijos!

2 comentários:

  1. Faz alguns anos que deixei de usar isso! Pesquisei o que era reamente e nao gostei do resultado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii.. nossa, que bom! É super bacana quando pessoas assim como você, se preocupam com a saúde e pesquisa sobre o assunto para saber mais!
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Beijos!

      Excluir