terça-feira, 28 de outubro de 2014

Alopecia x Nutrição



A queda de cabelos (alopecia) é um problema que gera preocupação e grande insatisfação por parte das pessoas. Tem várias causas que podem ser: expressão de uma doença, deficiência nutricional, problemas hormonais ou causa genética, sendo esses fatores isolados ou associados. Vários nutrientes fazem parte da composição do fio do cabelo como proteínas, zinco, ferro, lipídios e na deficiência desses nutrientes pode ocorrer o retardo da fase de crescimento do fio e a aceleração da fase de queda.
A boa nutrição é fundamental para a saúde dos fios do cabelo, já que a raiz recebe uma boa irrigação sanguínea e nutrientes trazidos pelo sangue são incorporados ao fio quando estes estão crescendo. As proteínas são fundamentais para o crescimento, regeneração e renovação de tecidos (ossos, músculos, pele, cabelos e unhas) e são encontrados principalmente em alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes) e vegetais (feijão, soja, ervilha, grão de bico).
O nosso cabelo é formado por 88% de proteína, desta forma dietas com baixa quantidade de proteína prejudica o crescimento dos cabelos. Outros componentes como zinco, ferro e biotina fazem parte de 12% da composição dos fios. O zinco presente nas carnes bovinas, frango, peixe, grãos integrais e castanhas ajuda no crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Sua deficiência pode causar cabelos fracos, quebradiços, finos e sem brilho. O ferro é fundamental para evitar a queda dos cabelos, presente nos carnes e vegetais verdes escuros. A biotina, um componente do complexo B, é importante no desenvolvimento do folículo piloso além de ter uma ação antioxidante importante atuando na saúde da pele e dos cabelos podendo também prevenir a progressão da calvice.
A ingestão excessiva de álcool, café, ovos crus, laxantes e antibióticos contribuem para sua deficiência. A biotina está presente na gema do ovo, fígado de boi e amendoim. Uma dieta balanceada ajudará na saúde e prevenção da queda capilar.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário