quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Bebida Láctea x Iogurte



A alimentação é uma das necessidades mais importantes para o desenvolvimento do ser humano não somente no aspecto biológico, como também por envolver os aspectos sociais, psicológicos e econômicos. O alimento se faz presente em todas as etapas de nossa vida, contudo, é na infância e na adolescência que ele se torna mais importante.
A bebida láctea é um produto lácteo amplamente consumido e que pode ser enriquecido com nutrientes essenciais, como forma de reforçar o seu valor nutricional e prevenir ou corrigir carências específicas na população, especialmente em crianças. Entende-se por Bebida Láctea o produto lácteo resultante da mistura do leite (in natura, pasteurizado, esterilizado, UHT, reconstituído, concentrado, em pó, integral, semidesnatado ou parcialmente desnatado e desnatado) e soro de leite (líquido, concentrado e em pó) adicionado ou não de produto(s) ou substância(s) alimentícia(s), gordura vegetal, leite(s) fermentado(s), fermentos lácteos selecionados e outros produtos lácteos. A base Láctea representa pelo menos 51% (cinqüenta e um por cento) massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto. Segundo a Resolução nº 5, de 13 de novembro de 2000, do MAPA, entende-se por iogurte o produto resultante da fermentação do leite pasteurizado ou esterilizado, realizada com cultivos protosimbióticos de Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. Bulgaricus, aos quais podem-se acompanhar, de forma complementar, outras bactérias acido-láticas que por sua atividade contribuem para a determinação das características do produto final. Essas bactérias benéficas - os probióticos do iogurte - melhoram a saúde do intestino, além de estimular a sensação de bem-estar.
Basicamente, a diferença entre iogurte e bebida láctea é a consistência e uma redução do valor nutritivo do segundo, quando comparado ao primeiro produto. A bebida láctea é mais líquida, enquanto o iogurte é mais consistente e deve ser ingerido de colher. A textura mais leve da bebida é fruto da incorporação de soro de leite, enquanto a base do iogurte é o leite.
Pesquisas revelam que em 200g de iogurte há 184 mg de cálcio (14% das necessidades diárias de uma criança), enquanto a mesma quantidade de bebida láctea possui 153 mg do nutriente (12% da necessidade diária infantil). Foi constatado que produtos lácteos costumam ter entre 1,6% e 2,5% de proteína, enquanto os iogurtes têm entre 2,1% e 2,6%.
Qual vocês preferem??

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário