segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Infância x Refrigerantes


Todo mundo já está cansado de saber que de alguma forma refrigerante faz mal pra saúde, seja pelo excesso de açúcar ou adoçantes artificiais, corantes, flavorizantes, conservantes entre muitas outras substâncias nocivas a nossa saúde. Quando consumidos em excesso impedem o aproveitamento de nutrientes pelo nosso organismo, causam cáries, aumentam os riscos de obesidade, diabetes, são ingeridos no lugar de alimentos realmente saudáveis, entre outros. Não é a toa que os refrigerantes são chamados de calorias vazias. Eles não trazem nutrientes que vão colaborar com uma boa nutrição.
O consumo exagerado de refrigerante está associado à obesidade infantil, à diminuição no consumo de leite e aumento no risco de osteoporose e ao aumento da incidência de cáries, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP). As versões tipo “cola”, também contém alto teor de ácido fosfórico que reduz a absorção do cálcio e podem ser estimulantes. Ainda segundo a AAP, entre 56% e 85% dos escolares americanos consomem pelo menos uma lata de (300 ml) refrigerante por dia, sendo que os meninos estão entre os “refrigerantecólatras”. No Brasil, infelizmente, esse consumo é muito parecido entre a moçada. Desse grupo, 20% consomem 4 ou mais porções ao dia. Em uma conta rápida: são ingeridos 9 litros de água açucarada com aditivos químicos por mês. Uau! Se considerarmos os salgadinhos, docinhos, pães e afins mastigados por essa galerinha e a falta de legumes, verduras, integrais, frutas para compensar, temos um cenário nebuloso, como o captado pelo IBGE, em que cerca de 30% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos estão acima do peso e quase 15%, obesa.
Quando o bebê leva à boca a mamadeira com refrigerante está engolindo e fazendo chegar ao organismo todas as substâncias citadas acima. Não é legal. Há opções mais saudáveis nos mercados atualmente ou dê preferência feitos em casa como chás, sucos, suchás (suco + chá), água de coco
Que tal diminuir o consumo diário da casa e dos pequenos?
Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário