sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Tecido Adiposo Branco e Tecido Adiposo Marrom



O tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo. As células do tecido adiposo, os adipócitos, possuem a capacidade de armazenar triglicerídeos em quantidades correspondentes a 80- 95% de seu volume. Existem dois tipos de tecido adiposo: o tecido adiposo branco (TAB) e o tecido adiposo marrom (TAM). Suas principais diferenças estão entre os adipócitos que os constituem, são eles:
O adipócito branco, quando totalmente desenvolvido, ou seja, maduro, armazena os triglicerídeos em uma única e grande gota lipídica que ocupa a porção central da célula, deslocando o citoplasma, núcleo e demais organelas para a periferia. Apesar de apresentar volumes variáveis, os adipócitos brancos maduros são células grandes que podem alterar acentuadamente seu tamanho, conforme a quantidade de triglicerídeos acumulados. Ele possui uma distribuição generalizada pelo organismo, envolvendo ou mesmo se infiltrando por quase toda a região subcutânea, por órgãos e vísceras ocas da cavidade abdominal ou do mediastino e por diversos grupamentos musculares. A função deste adipócito é fornecer proteção mecânica, amenizando o impacto de choques e permitindo um adequado deslizamento de feixes musculares, uns sobre os outros, sem comprometer a sua integridade funcional. Além disso, por possuir distribuição mais abrangente, incluindo derme e tecido subcutâneo, é também considerado um excelente isolante térmico.
Nas últimas décadas, as pesquisas destacam às descobertas da sua capacidade de secretar hormônios e, portanto, ao seu papel endócrino. Tais hormônios são denominados de adipocinas e revolucionaram os conceitos sobre a função biológica do tecido adiposo branco, mostrando que sua função não é apenas de fornecer e armazenar energia, mas também ser um órgão dinâmico e central da regulação metabólica.
O tecido adiposo marrom (TAM) está em maior quantidade em recém-nascidos (representando ate 5% de seu peso total) e em mamíferos hibernantes. Nos adultos, é substituído pelo tecido adiposo branco ao longo do tempo, portanto é praticamente ausente nessa fase. Sua principal função é a termogênese, que é a produção de calor a partir da metabolização de lipídeos, logo não é um processo vinculado à produção de energia. Os adultos têm mais músculos, uma área superficial maior, a habilidade de tremer e a capacidade de saírem de regiões mais frias, enquanto os recém-nascidos, não. Logo, esse tecido, nos recém-nascidos, funciona protegendo-os de uma hipotermia, porque proporciona a eles um caminho alternativo para regular o calor e dessa maneira contrabalança a grande perda de calor decorrente da elevada proporção massa- superfície neles.
Os adipocitos marrons possuem varias gotículas lipídicas, ao contrário dos adipócitos brancos e então podem receber a denominação de multiloculares. Assim como possuem também um maior número de mitocôndrias. Mitocôndrias estas com uma grande quantidade de ferro, daí, portanto, a origem da coloração diferenciada desses adipocitos. A maior quantidade de mitocôndrias nesses adipocitos relaciona-se a sua função termogenica, que é a produção de calor. Possuem, também, mais vasos capilares uma vez que consomem maior quantidade de oxigênio devido a rápida metabolização de lipídeos. Essa característica também confere um aspecto avermelhado ao adipocito em questão.
As pesquisas científicas atuais estão buscando entender melhor o papel do tecido adiposo marrom em indivíduos adultos, na busca de agentes farmacológicos que possam incentivar o corpo a aumentar a atividade deste tecido, tornando-se um alvo terapêutico contra a obesidade.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário