quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Beterraba



Com várias substâncias antioxidantes — como o licopeno e outros carotenóides e pigmentos como a betacianina — a beterraba é, entre os legumes, um dos com maior potencial antioxidante. Além disso, é praticamente uma cesta básica de micronutrientes: É boa fonte de vitaminas A e K, e fonte de vitaminas B1, B2, B5, B6, B9 (folato), vitaminas C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio.
Os carotenóides, encontrados principalmente nas folhas da beterraba, são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais-livres. Por isso, estão associadas à prevenção ou diminuição do risco de certas doenças, especialmente as cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o de pele, de fígado e de pulmão. Estão vinculadas, ainda, a uma ação preventiva para a degeneração macular e catarata.
A betalaína, pigmento que dá cor à beterraba, está associada à diminuição do risco de câncer de pele, de fígado e de pulmão.
A vitamina A também tem ação antioxidante e de preservação da saúde dos olhos, além de ajudar o sistema imunológico do organismo, prevenindo infecções.
As vitaminas B, como a B1, B2, B5 e B6 garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outras funções. A B9, também chamada folato ou ácido fólico, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais — por esta razão é indicada para todas as mulheres em idade fértil.
A vitamina E é um importante antioxidante, com ação protetora das membranas das células do corpo, especialmente as do sistema imunológico.
A vitamina C, outra campeã em propriedades antioxidantes e de aumento das defesas do organismo, também colabora para a melhor absorção de outro nutriente da beterraba, o ferro. Este é importante para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e prevenção de anemia.
O cálcio é fundamental para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea no decorrer da vida. E o magnésio trabalha em conjunto com o cálcio para garantir a saúde dos ossos.
O potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares — após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.
O manganês e o cobre também tem função antioxidante. O cobre é necessário, ainda, para a formação de hemoglobina e do colágeno, atuando na formação e reparação dos tecidos.
A vitamina K, conhecida por regular os processos de coagulação do sangue, contribui também para a saúde dos ossos, retardando sua reabsorção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário