terça-feira, 18 de novembro de 2014

BLW, já ouviu falar?



Oi gente!
Pra quem tem bebê de 0 a 6 meses, a promoção ao incentivo do aleitamento materno exclusivo é de extrema importância. Eu já fiz alguns posts aqui falando sobre a importância (clique aqui) do aleitamento materno e o porque você, mamãe, deve amamentar (clique aqui). Até os 6 meses, o seu leite é o alimento essencial que seu bebê precisa, pois contêm todos os nutrientes, agentes imunológicos e até água que seu bebê necessita.
Se seu bebê já tem 6 meses ou mais, a introdução alimentar já começa com as famosas papinhas (doces ou salgadas), água, comidinhas semi-sólidas e evoluindo para sólidas. No entanto, nos Estados Unidos, Europa e agora começando aqui no Brasil, muitas famílias vêm aposentando o liquidificador e apostando na alimentação “self service” para bebês. Elas aderiram ao BLW, Baby Led Weaning, ou em tradução livre, O Desmame que o bebê lidera. O termo foi criado pela consultora em saúde Gil Rapley e a técnica vem ganhando adeptos no mundo inteiro. O método é bem simples, significa, basicamente, colocar o bebê à mesa junto com a família na hora das refeições e deixar que ele pegue, com suas próprias mãozinhas, pedaços de alimentos. Ele prova. Se gostar, come, se não gostar, não come. Os especialistas explicam que a partir dos seis meses a criança já está apta a comer pedaços (e não apenas papas) e não corre mais o risco de engasgar. O período coincide com o recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o início da introdução alimentar, ao término do aleitamento materno exclusivo.
Esse método consiste em vários benefícios para as crianças, entre eles estão que além do paladar, o método oferece a experiência sensorial – sentir o cheiro, segurar, testar, o que faz com que comer torne-se mais prazeroso para o bebê. Por isso, mesmo que ele não coma tudo que for oferecido, deixe que sinta os alimentos; não se preocupe com quantidade, ele sabe exatamente o suficiente que precisa; a comida não deve ser feita separada da comida da família - só evite os temperos picantes; deixe que a criança pegue o alimento e coma, é livre demanda! E o melhor de tudo, deixe ele se sujar a vontade. Se preferir, forre com jornal ao redor da criança.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário