quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Chás Diuréticos



Uma dica para uma boa vida saudável é investir em alimentos que tem uma elevada concentração de propriedades diuréticas. Todo mundo retém liquido ( principalmente as mulheres, é comum que as alterações hormonais causem retenção de líquido, principalmente no período pré-menstrual) algumas mais, outras menos, e na maioria das vezes nem nos damos conta disso. Aquela sensação de terminar o final de semana e se sentir inchada por ter estrapolado, muitas vezes é retenção de líquido, é o corpo intoxicado de alimentos industrializados, gordurosos, etc. Quando comemos alimentos que contenham algumas substâncias “tóxicas”, uma das defesas do nosso organismo é reter mais líquido para diluir esse composto tóxico. Assim, ficamos mais pesados. O acúmulo de líquido pode ser causado por um motivo bem sério também, que é o mau funcionamento dos rins.

O uso de diuréticos é muito comum e válido para eliminar o excesso de líquidos, mas, é importante que se esclareça certos pontos, pois as pessoas costumam confundir as coisas:

1º) Estar retendo líquido não significa, em hipótese nenhuma, que não se deva beber água! Pelo contrário, a água estimula os rins a trabalharem na eliminação dos líquidos e toxinas do organismo, ajudando também na circulação sanguínea. O corpo tem mecanismos de defesa em caso de privação. Assim como nas dietas em que as pessoas passam quase sem comer e o organismo retém todas as calorias por não saber quando receberá nutrição novamente, assim é com a água, se não se hidrata o corpo direito, o organismo retém todo líquido que pode para garantir a hidratação fundamental!

2º) O uso abusivo de diuréticos provoca uma perda muito grande de sais minerais importantes à nossa saúde e, sem que se os reponha, como no caso das pessoas que pensam que não se devem tomar líquidos (além dos diuréticos) estando com retenção, sua falta se torna um grave problema que pode, inclusive, causar a morte.

Conheça alguns chás com poderes diuréticos:

Chá Verde, Branco e Preto
Todos esses chás são feitos a partir da mesma planta, a camellia sinensis. O que diferencia essas bebidas são as condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. O branco é feito a partir de folhas jovens sem oxidação, enquanto o verde passa pelo processo de forma leve e o preto já é o que sofre maior oxidação.

Carqueja

Essa planta possui um gosto muito amargo que dificulta sua ingestão, mas que pode ajudar muito a eliminar líquido do corpo. A parte utilizada na infusão são as hastes da planta. De acordo com a tradição popular, seu poder diurético e laxante faz o organismo funcionar bem e ajuda a emagrecer rápido.

Hibisco

Também é uma erva potente por seu efeito diurético, mas outras características do chá de hibisco podem favorecer a diminuição de peso, além de ser calmante e antioxidante. Alguns estudos sugerem que ele acelera o metabolismo e estimula a a queima de gordura corporal e ainda supera o chá verde, pois tem baixo teor de cafeína.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário