terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Necessidades Energéticas e Nutricionais em Gestantes


Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim =)
O post de hoje na verdade, é uma parte do meu artigo científico, uma revisão que eu fiz há pouco tempo, não publiquei ainda, e que fala justamente isso, a importância dos nutrientes nessa fase da vida. Quem quiser ler o artigo completo, é só pedir, deixa seu email que eu mando, ok?

A gestação e os eventos a ela relacionados, como puerpério e lactação, são marcados por profundas mudanças que interferem na vida da mulher. As mais reconhecidas são as modificações relacionadas ao corpo, sua fisiologia (expansão do volume sangüíneo, alterações cardiovasculares, distúrbios gastrintestinais e variação da função renal) e metabolismo (modificações nas proteínas totais, lipídios plasmáticos, ferro sérico e componentes do metabolismo do cálcio). O esforço para garantir o sucesso de uma gestação representa uma das funções fundamentais da vida. Os objetivos são quatro: a saúde da mulher durante a gravidez, a saúde do concepto, o bem-estar materno para possibilitar a nutrição do recém-nascido e, proteção contra desenvolvimento de doenças crônicas durante a vida adulta. O período de crescimento e desenvolvimento intra-uterino é o mais vulnerável do ciclo de vida.
A deficiência de micronutrientes, durante o período gestacional, pode trazer conseqüências adversas para saúde das gestantes e para o desenvolvimento fetal. Durante o período de lactação, as deficiências nutricionais da nutriz podem contribuir para a manutenção de baixas reservas de nutrientes nos lactentes, aumentando as chances para o desenvolvimento de carências nutricionais nos primeiros anos de vida, período em que há maior prevalência de agravos à saúde infantil.
No Brasil, a assistência pré-natal inclui o acompanhamento e o monitoramento do ganho de peso gestacional e prevê orientações nutricionais voltadas às mulheres no período que vai da gravidez à amamentação.
A ciência da Nutrição se ocupa em adequar as recomendações nutricionais às necessidades de nutrientes dos indivíduos nas diversas fases do ciclo da vida. Porém, estudos realizados em diferentes regiões do Brasil revelam que as práticas alimentares de mulheres, mesmo em estados fisiológicos de grande importância, sob o ponto de vista nutricional, tais como gestação, puerpério e lactação, são permeadas por crenças, prescrições e proibições. Este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre as necessidades energéticas e nutricionais de gestantes e nutrizes.
Eu ainda explico sobre os principais nutrientes envolvidos e importantes durante a gestação e lactação. Espero que vocês gostem!

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário