segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Retenção Hídrica



É muito comum, principalmente as mulheres, se queixarem de inchaço ou retenção de líquidos. Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço. O edema é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente.
O sódio é o principal causador da retenção de líquidos corporais em mulheres e homens, embora se trate de um problema frequentemente feminino devido ao “desequilíbrio” hormonal durante o ciclo menstrual ou a gestação. A regulação do sódio é controlada principalmente pela quantidade de água corporal. Quando a concentração deste mineral aumenta, dois mecanismos são ativados com o propósito de aumentar as concentrações de água no organismo: secreção do hormônio antidiurético (ADH) e estimulação da sede. Sendo assim, pessoas que apresentam edema devem evitar os alimentos ricos em sódio, como sal, alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos e embutidos (como salame, mortadela e presunto), além de evitar o consumo excessivo de álcool. A prática de exercícios físicos é outra estratégia utilizada para ajudar na diminuição do edema em indivíduos saudáveis.
Outras causas possíveis são:
1) problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
2) doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema;
3) remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
4) reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.
Na maioria das vezes, porém, os pequenos inchaços têm causa local, como a circulação regional insuficiente.

Dicas Básicas:

- O que comer? Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, ou seja, facilitam a perda de líquido corporal. São eles: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba, aspargos, alcachofra, alface, broto de feijão, melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã, maracujá. Quando estes alimentos são associados à ingestão de água ou chás, o efeito é ainda maior, como por exemplo, a água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, cavalinha, cabelo de milho, erva-doce, abacateiro, quebra-pedra), água aromatizada (clique aqui).

- Diminua o sal da alimentação, pois ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas. Prefira o sal marinho (contem diversos minerais) em vez do sal refinado (puro sódio), o que ajuda a reduzir a ação do sódio.

- Uma boa dica é comprar o sal grosso (aquele usado nos churrascos) e moer no liquidificador junto com alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.

- Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre água, suco de limão e melancia, água de coco e chás diversos.

- Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação e paladar permitir. (Leia o post sobre Temperos - clique aqui).

- Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem-vindas.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário