quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Vit. B1 ou Tiamina



Hoje vou falar sobre a tiamina ou vit. B1, que desempenha um importante papel no metabolismo dos carboidratos e na função neural. A Vitamina B1, assim como a B2 e a B12, é um poderoso analgésico. Quanto utilizada em combinação com a B2 e a B12, o efeito é ainda mais potente. Outras funções da vitamina B1 é estabilizar o apetite, causar o crescimento das células e nos deixar de bom humor.
A aplicação da vitamina B1 de forma terapêutica serve para vários males. Entre eles:
+ Alcoolismo;
+ Doença de Alzheimer;
+ Ansiedade;
+ Aterosclerose;
+ Depressão;
+ HIV;
+ Insônia;
+ Esclerose Múltipla;
+ Entre outros...

Está amplamente distribuída em muitos alimentos, a maioria dos quais contêm apenas pequenas quantidades. As fontes mais ricas são o levedo e o fígado, entretanto, os grãos integrais compreendem a fonte mais importante. Apesar de os grãos integrais serem tipicamente ricos em tiamina, maioria dela é removida durante a moagem e o refinamento. Você encontra tiamina também nos feijões, frango, peixe, vegetais de folhas verdes, lentilhas, leite, nozes, batatas, soja, gérmen de trigo, entre outros.

 A deficiência de Vitamina B1 pode ocasionar diversos problemas no sistema nervoso, no sistema cardiovascular, no sistema muscular e no sistema gastrointestinal. Alguns casos de falta de vitamina B1 pode ocasionar paralisias e até morte. Alguns fatores influenciam em uma possível deficiência de vitamina B1: a alimentação, o seu estilo de vida, alguns tipos de remédios ou uma doença no sistema digestivo (que interfira na absorção de tiamina).

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário