sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Fisiologia do Emagrecimento



Olá galerinha! Bem, o post de hoje é super bacana sobre fisiologia. #ComoAssim? Sim, vou explicar pra vocês como nosso organismo reage quando estamos praticando exercícios que deixam a gente com a barriga chapada.

A gente sabe que não é só a dieta que nos ajuda a eliminar aqueles quilinhos extras e sim, a dieta aliada com exercícios físicos, são fatores fundamentais não só parar chapar a barriga quanto para uma melhor qualidade de vida. A gente sabe também que a atividade física aumenta a massa muscular como também, os músculos quando bem desenvolvidos consomem aquelas calorias extras. Ou seja, a prática de qualquer esporte mexe com o organismo inteiro, o coração acelera, a respiração aumenta, os músculos sofrem microlesões... e para isso tudo, o corpo precisa de energia!

Então o que acontece...

Vamos supor a corrida como a atividade física. O que acontece no nosso corpo? É claro que antes de qualquer atividade física, você precisa estar bem alimentado. Assim, a glicose entra em cena. O carboidrato que ingerimos se quebra em moléculas de glicose que é armazenada nos músculos e fígado na forma de glicogênio. Daí você começou a correr. Durante os 20 minutos iniciais, o glicogênio que está armazenado no seu fígado e músculos, se converte em glicose, que é a principal fonte de energia do corpo.
Quando esse estoque de glicogênio vai chegando ao fim, o corpo começa a usar uma outra fonte de energia. Os adipócitos, que são as células que armazenam a gordura, vai liberando essas gordurinhas pela musculatura, e assim, as células vão ficando menos inchadas e é nesse processo que a famosa barriguinha vai embora.

Fácil, né? Pra muitos não. Tudo depende também da genética. Há aqueles que nasceram comuma predisposição de ter aquele corpo invejável.
O Colégio Americano de Medicina no Esporte recomenda um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana de modo a melhorar a sua qualidade de vida como um todo.
Por isso que nós, como profissionais de saúde, batemos sempre na mesma tecla: Dieta e Exercícios Físicos são grandes aliados na melhora da qualidade de vida.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário