quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ovo: quando oferecer?


Olá meus amores! Hoje vamos ficar por dentro sobre o Ovo.

O ovo possui alta qualidade nutricional, rico em proteínas de alto valor biológico (com 8 aminoácios essenciais), presente em maior quantidade na clara; minerais como ferro, selênio, zinco e fósforo; vitaminas A, E, K e do complexo B; carotenóides (zeaxantina e luteína) e colina (importante componente do cérebro).
Mas porque até pouco tempo, o ovo era considerado o vilão das doenças cardiovasculares?

Entretanto, os estudos recentese bem controlados demonstraram que os vilões das doenças cardiovasculares são as gorduras saturadas e as gorduras trans, possuem maior impacto no aumento do colesterol, sendo que 70% a 80% do colesterol sanguíneo é produzido pelo fígado, sendo forte o componente genético.
Precisamos ter atenção quanto ao preparo, NÃO fritar o ovo. E se for fritar, que seja na água!!! Utilizar cozido ou feito em panela antiaderente.
Além disso, temos que ter cuidado, porque eles podem estar contaminados com a Salmonella sp, tanto na casca quanto na gema.
Algumas medidas devem ser realizadas para se garantir a qualidade das preparações à base de ovo:

- Não consumir ovos crus;
- Não compre ovos com casca rachadas;
- Devem ser lavados em água potável, um a um, SOMENTE antes do uso, NUNCA lavar para armazenar;
- Não preparar ovos fritos ou porchês com gemas moles.

Um super alimento, né? Mais quando devo oferecer para as crianças?
De acordo com o Ministério da Saúde, o ovo por inteiro (clara e gema) pode ser ofertado com a introdução alimentar, após os 6 meses, Segundo o MS, apenas crianças com histórico familiar de alergia alimentar, deve evitar a clara no primeiro ano de vida, devido a proteína albumina que é encontrado na clara. Pode oferecer para as crianças cozidos, omelete, frito (se for com água ou óleo de coco) e porchê.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário