quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Refluxo em Crianças



É muito comum os bebês "gofarem", mas se houver muitos vômitos, choros intensos (especialmente na posição deitada), tosse crônica, baixo ganho de peso - podendo virar uma desnutrição - pneumonia por aspiração, pode ser um sinal de que seu bebê tenha a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). #ComoAssim?

A DGRE é o famoso refluxo, ou seja, é a volta do conteúdo gástrico pelo esôfago, causando alguns desses sintomas citados acima. Uma das principais causas do refluxo é o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior, que é um anel que separa o esôfago do estômago e normalmente se abre quando engolimos algum tipo de alimento, permintindo a entrada do mesmo no estômago. Quando estamos sem comer, o esfíncter se mantém fechado, evitando que os alimentos e ácido gástrico retorne para o esôfago.



Algumas dicas:

- Quando diagnósticado, a dieta da criança deve ter seu volume reduzido, que auxilia na redução de sintomas e aumentamos o número de refeições.
- Se a criança já come a comida da família (com 1 ano), recomenda-se que seja do tipo pastosa e evitar aquelas mais líquidas, como sopa, por exemplo.
- Algumas frutas devem ser em forma de papinhas. - É bom evitar a oferta de sucos, ou, então oferecer em volumes bem pequenos e devem ser aqueles sucos mais grossinhos, como manga, por exemplo.
- É de fundamental importância a posição da criança quando terminar de comer. Ela deve ficar em posição ereta, durante alguns minutinhos, para que ocorra o processo de digestão adequado.

Há ainda, crianças que usam fórmulas específicas para a DRGE e estudos comprovam que há uma redução na ocorrência de vômitos. O importante é o diagnóstico completo e precoce. Procure o médico e nutricionista para melhor adequação e melhora do quadro da criança.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário