quarta-feira, 4 de março de 2015

Suplementação de Ácido Fólico na Gravidez



Olá meus amores! Muito se houve, durante a gestação, sobre a suplementação de ácido fólico ou folato, não é mesmo? Hoje vamos tentar entender um pouco sobre isso.

História do Folato

O folato é uma vitamina hidrossolúvel cuja forma biologicamente ativa é o ácido tetrahidrofólico (THF), que participa em várias reações de transferência de carbono para o biossíntese de nucleotídeos essenciais para a síntese de DNA e RNA.
Também está biologicamente relacionado com a vitamina B12, que tem ação na transferência de um carbono. A deficiência em ambas as vitaminas tem efeitos clínicos semelhantes. Embora o folato esteja amplamente distribuído nos alimentos, sua deficiência está presente com frequência, acrescentando-se ainda o fato de que muitos medicamentos de uso comum podem causar depleção dessa vitamina.

Fontes alimentares de Folato

Boas fontes de ácido fólico são: brócolis, espinafre, ervilhas, grãos, feijão, lentilha, laranja, fígado bovino e gema de ovos.

Folato e Gestação

Durante a década de 1980, evidências acumuladas demonstraram que espinha bífida e outros defeitos do tubo neural estavam associados com a baixa ingestão de folato, e que o aumento da ingestão durante a gestação poderia ter papel protetor. Atualmente, a suplementação de folato no início da gestação está estabelecida, e tem resultado em diminuição significativa da incidência de defeitos do tubo neural. Entretanto, como o fechamento do tubo neural ocorre no 28º dia de gestação, antes de a mulher ter conhecimento da gestação, recomenda-se que toda mulher em idade fértil receba suplemento de ácido fólico. O defeito do tudo neural ocorre em cerca de 0,75 a 1% das gestações. A causa do defeito no tubo neural é considerada multifatorial, porém os trabalhos mostram que o ácido fólico pode prevenir 70% desse defeito.
Além disso, o ácido fólico durante a gestação ajuda na prevenção de defeitos ligados ao nascimento e complicações comuns à gravidez, tais como prematuridade, baixo peso ao nascer e anemia. Uma combinação de dieta rica em alimentos com folato e suplementação de ácido fólico seria a recomendação adequada para prevenir a deficiência de folato A fortificação, entretanto, é considerada a medida mais importante de saúde coletiva, pois as alterações no tubo neural ocorrem nas primeiras semanas de gestação, antes mesmo que a mulher procure um serviço de pré-natal.
A fortificação de alimentos com ácido fólico foi implementada por vários países, como o Canadá, que reduziu a prevalência de defeitos do tubo neural de 1,13 por 1000 gestações para 0,58 por 1000, após a adição de 0,1-0,2 mg de folato por dia na dieta da população canadense através dos produtos à base de grãos de cereais, segundo Ray JC.
No Brasil, o Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamentou a partir de maio de 2002 a adição de 100 microgramas de ácido fólico para cada 100 gramas de farinha de trigo e milho, além dos produtos derivados do milho comercializados no Brasil, o que deve reduzir a prevalência de deficiência.
Por isso, a importância de um pré-natal bem sucedido, converse com seu médico e nutricionista para uma gestação saudável.

Nutribeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário